Tuesday, November 20, 2007

PROJETO DE HISTÓRIAS POPULARES DO BRASIL

JUSTIFICATIVA
Existem alguns fatores bem pertinentes ao grupo de 2ª série A :
1- São crianças com um perfil dinâmico, são ativas, algumas excessivamente, críticas, verbais, não são bons ouvintes, dispersam a atenção com facilidade (principalmente quando observam os demais colegas).
2- As relações familiares são muito diversas, observa-se que existe um número grande de alunos no qual a família é valorizada em vários aspectos, tanto afetivo, quanto cultural. A origem da família e toda a sua gama de costumes e hábitos , são ligadas através de valores e identidade.
3- Grande parte dos alunos descende de migrantes nordestinos, característica de quase todo o alunado da Escola Estadual Paulo Eiró, que se localiza bem no centro do bairro de Santo Amaro , vulgo “Largo Treze”.
4- A valorização do processo escolar ainda está vinculada aos registros de escolarização da própria família, tais como a quantidade sendo fator de qualidade. A escrita está muitas vezes atrelada a mitos (tais como: a letra bonita, a letra cursiva como avanço de aprendizagem sendo antagonizado com a letra bastão, sem contudo ser observado o processo de construção e codificação da linguagem escrita), o desconhecimento da família aos processos de aprendizagem das crianças (a falta de tempo para falar sobre o assunto, a necessidade de resultados e o não conhecimento de como se desenvolvem os processos), enfim todo esse ideário transparece na relação aluno e saber e a conseqüência na relação ensino e aprendizagem.
5- O fator de dificuldade mais importante e que será a linha condutora do projeto: a leitura.
6- O perfil do grupo é de ser pouco leitor, pouco ouvinte e muito falante.
Oriundo de famílias que pouco lêem e com certeza trazem um aspecto cultural pertinente as famílias de origem nordestinas, ou seja, a transmissão de conhecimento através da linguagem falada (“causos“, lendas, desafios cantados, as cocadas, as emboladas, o próprio cordel ao ser declamado, as histórias das famílias, das pessoas da cidade, os encontros nas calçadas das ruas nas horas das frescas da tarde) enfim, a palavra falada tem um valor importantíssimo para a formação cultural, inclusive de valores morais para essas famílias e, portanto, para essas crianças

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