Tuesday, November 20, 2007

HORA DE CONTAR HISTÓRIAS ...
Esse projeto está pautado em toda essa leitura de grupo, tendo como objetivo, valorizar o aspecto cultural apontado, oriundo das famílias das crianças; a oralidade. Para desenvolver uma estratégia de trabalho que envolva o grupo na própria elaboração deste projeto. Terá como objetivo utilizar o recurso da oralidade cultural, como ponto de partida para a linguagem escrita, um registro de si mesmo para o mundo.

PROCEDIMENTOS INICIAIS
1- Propor ao grupo a idéia do projeto, descobrir as histórias que sua família conta. (utilizando o livro de registro para ser esse veículo de transmissão de histórias contadas por seus familiares).
2- Registrar num quadro exposto na sala, os títulos dessas histórias caso possuam ou propor títulos para essas histórias. (sempre nomeando a criança e seu nome de família).
3- Observar no decorrer das contações aspectos importantes tais como atitudes, idéias, hábitos, valores. (inicialmente sem abrir para o grupo).
4- Propor para a biblioteca, através de contatos constantes, a busca primeira de histórias que falem sobre os mitos brasileiros pertinentes as nossas lendas (um trabalho de pesquisa na própria biblioteca, onde se seleciona com as devidas ajudas necessárias, algumas histórias, para serem lidas em sala de aula, e para serem lidas na biblioteca).
5- Propor para as crianças que pesquisem com as suas famílias “causos” onde os mitos lendários brasileiros – dos quais estaremos pesquisando – já fizeram parte de suas vidas.
6- Propor para o professor de arte desenvolver alguns mitos de forma plástica para que eles venham expor, juntamente com o trabalho de escrita e leitura, ou na escola ou na biblioteca, promovendo interdisciplinaridade. (vide no final algumas sugestões).
7- propor um varal, com essas histórias contadas pelas famílias, pode inclusive, iniciar um trabalho literário de construção de cordel, com direito a dança de cocô e violão.

OBSERVAÇÕES FINAIS
Esse projeto tem que ser maleável e modificável, já que ele será sempre checado a luz das nossas possibilidades, o grupo terá que ser o agente primeiro de todo o processo construtivo, e as checagens tanto do professor, quanto dos agentes educadores, terão que ser continuas, portanto o livro de registro do professor deverá estar concomitantemente atualizado com os apontamentos desse trabalho.

SUGESTÕES PARA ARTES
Quanto maior for o grau de interdisciplinaridade, maior será o grau de
amplitude de construção de conhecimento , portanto o trabalho com o professor de artes poderá ser mais realimentado com aspectos significativos.
1-propor a construção dos mitos brasileiros que estão pesquisando
2-propor que visitem através de pintores ou escultores , quadros que retratem o universo das lendas, dos mitos brasileiros (Tarsila do Amaral, Candido Portinari, etc; a pesquisar), inclusive pode ser também utilizados como referências em desenho , gravuras que ilustram livros do Monteiro Lobato, ou ilustradores mais modernos que ilustram os livros infantis da nossa atualidade).
3-propor que atue também na música , trabalhando ritmo e dança através dos
cocos, das emboladas.

Observação: existem 3 obras da Tarsila do Amaral pertinentes ao trabalho que podem ser vistos na página da artista, são: A Cuca, Os anjos , A família. Uma das características mais peculiares desta pintora está no fato dela ter retratado o povo brasileiro de forma comovente, através das cores, das formas arredondadas, dos traços delicados e afetivos de uma vivência que retoma automaticamente sua infância no interior (no caso de São Paulo). Podemos observar com certeza as características fisionômicas das populações migrantes do Brasil. E, outro aspecto, está no fato do seu desenho aproximar de uma linguagem quase infantil.

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