Tuesday, November 20, 2007

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA PARA UMA SALA DE AULA COMPARTILHADA COM A BIBLIOTECA BELMONTE

OBJETIVO:
O objetivo deste projeto estará focado no incentivo à leitura numa classe que apresenta sérias dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Será característica do projeto procurar sempre enriquecer os processos de aprendizagem com um grande contato com um ambiente leitor, compartilhando atividades pedagógicas entre a escola e a biblioteca para que se desenvolva o prazer da leitura nos alunos .

PERFIL DA SALA DE 2° SÉRIE A:
A 2ª série A da Escola Estadual Paulo Eiró foi formada com um grupo de alunos selecionado de maneira peculiar. No seu cerne, esta seleção dos alunos, foi uma tentativa, pensada pelo grupo de professores e coordenação, para buscar soluções para uma série de problemas observados durante o ano de 2006 que são as enormes seqüelas de aprendizagem que muitas crianças iam carregando ao longo das séries subseqüentes.
Em vista dos alunos estarem terminando o 1º ano escolar, e ainda iniciando o processo de alfabetização e depois o do letramento, um desafio foi posto à mesa: Como não permitir que um número tão grande de crianças chegue ao final do ensino fundamental enfrentando tantas defasagens em sua formação escolar? A solução imediata encontrada para lidar com essa dificuldade emergente foi reformular os novos grupos de 2A séries em 2007. Separando aqueles que encontravam mais dificuldade no seu processo de alfabetização (enfim, há neste grupo específico, alunos silábicos, silábicos alfabéticos e alfabéticos), e em outro grupo alunos já no nível alfabético.
A justificativa para esse procedimento se deve a vários fatores de estrutura de uma escola pública:
1- A média de alunos em uma sala de aula está entre 37 a 40 crianças.
2- O professor passa a ser, numa turma numerosa, o único organizador do espaço, ou seja, ele tem várias funções: planeja aulas e fundamentos (com a parceria ou não dos alunos e coordenação), avalia, re-avalia, estabelece com o grupo regras e combinados disciplinares, forma vínculos, deve ter uma visão global da turma e específica de cada aluno, estabelece contato com a família e observa como as relações com essas realidades concretas – família e sociedade – vão de fato intervindo nos processos de aprendizagem das crianças do seu grupo.
3- O compromisso da escola pública, como qualquer escola e ainda por ser pública, com a sociedade é veemente, deve ter objetivos claros; formar alunos capazes de viver em sua sociedade de forma atuante, dominando os conhecimentos básicos compatíveis ao ensino fundamental.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover um projeto neste 2º semestre para a sala de aula da 2ª série A, pautado na leitura de interesse do grupo, que coopere nas intervenções e dinâmicas entre a E.E. Paulo Eiró e a Biblioteca Belmonte, no sentido de enriquecer cada vez mais as relações dos alunos com a leitura e o universo literário.

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